sexta-feira, janeiro 29, 2021

Os fãs de Rorschach

 


Um fenômeno que temos visto atualmente são pessoas com visões completamente distorcidas sobre obras famosas.

Os mais famosos desses são aqueles que leram Watchmen e concluíram que Rorschach era um herói ali. O próprio Alan Moore se espantou ao descobrir que havia fãs de Rorschach, um cara misógino, com sérios problemas mentais, que não toma banho e vive como mendigo.

Mas há muitos outros casos.

Há, por exemplo, aqueles que leram V de Vingança e entenderam que a mensagem era idolatrar e seguir cegamente políticos (nós vimos alguns desses invandindo o congresso americano para defender seu ídolo Trump).

Há outros que leram Cosmos, de Carl Sagan e concluíram que a terra é plana. Outros leram O macaco nu, de Desmond Morris e concluíram que vacinas matam.

Essa é uma geração (independente de idade) de pessoas doutrinadas e lobotizadas por por mensagens de zap zap e vídeos de teorias da conspiração. Tais canais criaram em larga escala o efeito Dunning-Kruger, em que a pessoa incompetente é incapaz de perceber a sua própria ignorância. Por mais que lhes seja ensinado algo, elas não aprendem nada justamente por acreditarem que já sabem tudo. O mesmo acontece quando elas lêm um quadrinho ou um livro. Elas são incapazes de apreender a mensagem – e, caso o próprio autor venha a contradizê-las, é comum dizerem que o autor não etendeu a própria obra, como aconteceu recentemente com Neil Gaiman.


Sem comentários: