quinta-feira, janeiro 21, 2021

Super-homem x Homem-aranha – o primeiro crossover Marvel vs. DC

 


Em 1975 um agente literário procurou a direção das duas maiores editoras de quadrinhos dos EUA com uma proposta que considerava um sucesso certo: um encontro entre os heróis mais populares de cada editora. O encontro levou a uma enorme negociação, que delimitava, entre outras coisas, que nenhum herói teria mais protagonismo que outro ou seria mostrado como vilão.
Para escrever a história, a DC escolheu o jovem Gerry Conway, que com apenas 23 anos já era uma estrela dos comics, com uma memorável passagem pela Marvel e na época trabalhando na DC. O desenho ficou por conta de Ross Andru com arte-final de Dick Giordano.
O resultado foi um dos momentos mais clássicos dos quadrinhos de super-heróis. É uma revista totalmente antológica, a começar pela capa, com os heróis prontos a se enfrentar em uma linda composição com a cidade em perspectiva abaixo. Uma capa tão icônica que foi depois imitada e homenageada dezenas de vezes.
Ross Andru se destacava pelas belas splash pages e páginas duplas. 


E o desenho interno é certamente espetacular. Ross Andru é um dos melhores desenhistas de heróis de todos os tempos – e esse certamente é seu melhor trabalho, especialmente nas splash pages. É um trabalho tão bom que quando chamaram Garcia-Lopez para fazer o outro crossover, do Hulk com o Batman, e mostraram o encontro anterior, o desenhista argentino duvidou que conseguiria fazer algo à altura (conseguiu).
O roteiro é competente, divertido e explora muito bem os personagens. Conway havia escrito ambos os heróis e conhecia bem suas características, personagens secundários, estilo das histórias. A trama é simples: dois vilões, Lex Luthor e Dr. Octopus, se unem para derrotar os seus respectivos heróis – e claro que a trama envolve fazer os dois lutarem entre si, o que proporciona os momentos visualmente mais impressionantes da HQ. Pena que no formatinho da Abril muito dessa arte se perca.

Sem comentários: