segunda-feira, fevereiro 22, 2021

A maldição de Lafey

 

O roteiro de quadrinhos Matheus Moura ficou perplexo quando ouviu a música Abgail, de Kig Diamond. A história da maldição narrada pela voz performática do cantor dinarmaquês o perseguiu durante anos, até que ele resolveu adaptar para quadrinhos a história. O projeto, iniciado em 2006, só foi concluído em 2016. O resultado é o álbum A maldição de Lafey, publicado em 2017 pela editora Reverso.
O álbum é uma união de vários acertos, a começar pela decisão de colocar uma margem negra em volta dos quadros (que não existiam na versão original). Isso ajudou a destacar o tom sinistro da história. A capa, de Fábio Cobiaco e a contracapa, de Cláudio Dutra também são ótimas, embora muito diferentes: a de Cobiaco trabalha mais com a sugestão, enquanto a  de Cláudio Dutra é totalmente explícita, trazendo em si a maioria dos elementos da história. O formato é outro acerto: nem grande, nem pequeno, ele valoriza a arte e, ao mesmo tempo, torna agradável a leitura.
Adaptar uma música não é trabalho fácil. Afinal, uma música não é apenas a letra: há toda uma ambientação sonora que ajuda a contar a história, que lhe dá o clima (aconselho aos que não conhecem o trabalho de King Diamond ouvirem a música Abgail antes de lerem a história). Ainda assim, Matheus Moura e Angelo Ron se saem muito bem. Um problema é o grande hiato de tempo de produção entre a primeira e a segunda parte da história, que sem dúvida se refletiu na arte, mas isso é comum em produções desse tipo.
A maldição de Lafey parece um daqueles deliciosos filmes de terror trash das décadas de 1960 e 1970 e certamente vai agradar aos fãs de horror. 

Sem comentários: