sexta-feira, fevereiro 05, 2021

Jornada nas estrelas – obsessão

 


Obsessão, episódio da segunda temporada, é um ponto fora da curva na série clássica de Jornada nas estrelas.

Obviamente inspirado em Moby Dick, a trama acompanha Kirk obsecado em destruir uma criatura gasosa encontrada em um planeta. Essa mesmas criatura havia, anos antes, provocado a morte de boa parte da tripulação e inclusive do comandante de uma nave na qual Kirk servira como alferes. A obsessão surge, então, de um sentimento de culpa: Kirk acredita que poderia ter impedido as mortes e, ao caçar a criatura, procura redensão.

O filho do comandante da nave destruída pela criatura agora trabalha na segurança da Enterprise e reprisa o papel de Kirk: alguns dos seguranças morrem quando ele hesita por instantes ao atirar na criatura.

Além disso, há um carregamento de vacinas que precisa ser entregues antes que estrague, o que torna tudo muito urgente.

O problema é que não parece um episódio de Jornada. Kirk está irreconhecível. É difícil para qualquer um acostumado a ver Jornada crer nesse Kirk obcecado por destruir uma criatura, caçando-a pelo universo. Em vários outros ótimos episódios da série é mostrado que o monstro da semana nem sempre era um monstro e quase sempre tinha uma motivação real.

Essa obsessão torna-se ainda mais inverossímil diante do fato de que o atraso em entregar as vacinas pode provocar milhões de mortes.  

E, no final, a solução óbvia, baseada na força (uma bomba de anti-matéria) ajuda a completar o quadro estranho. Nos melhores episódios de Jornada a solução nunca vem da força.

Sem comentários: