quarta-feira, fevereiro 24, 2021

Pijama selvagem - um texto inacabado

 


Em 1999 fui colaborador de um dos melhores sites que já aportaram pela internet brasileira, o Pijama Selvagem. Era um tempo em que a internet ainda tinha para mim o fascínio do novo e o Pijama ajudava a construir esse fascínio. É, até hoje, o único site que eu esperava ansiosamente pelas atualizações. Eu já conhecia o editor, Nemo Nox, através do site cultural Esfera, com o qual eu colaborava ocasionalmente. Então ele me convidou para participar desse novo projeto, que unia apenas crônicas humorísticas. Quase todos os textos que tenho publicado aqui são dessa fase em que me meti a fazer humor. O texto abaixo foi feito na virada de 1999 para o ano 2000 e nunca foi publicado porque nunca fiquei satisfeito com o resultado e sempre achei que o texto estava inacabado. Mas publico aqui, como curiosidade.

Em tempo: o Pijama Selvagem não existe mais, mas é possível encontrar no antigo endereço algumas informações sobre como era o site e sua repercussão na imprensa.

 

Os melhores do século

 

            Com o final do século, tive uma idéia genial. Uma não, várias. Primeiro pensei em eleger o escritor do século. Pimba! Veio a Istoé e fez isso antes de mim. Depois o melhor músico, o melhor cientista, os melhores atores... tudo copiado por aquela revista odiosa.

            Já que a grande maioria da mídia insiste em copiar descaradamente minhas idéias, resolvi divulgar uma lista dos melhores pela qual a Globo provavelmente não se interessará.

            Claro, nada tão nobre quanto o cientista do século, mas quem disse que eu devo ser nobre? Eu só preciso ser engraçado o bastante para que o Nemo continue aceitando colocar meus textos no ar (Tá, você acha que isso é degradante? Eu nunca desci tão baixo quanto quando prometi um buquê de flores para que a editora do site Histórias de Amor aceitasse uma de minhas histórias).

            Mas vamos aos fatos, Athos:

O gago do século – é Poponho de Portela, de Paparica do Meio, Paraná. O primeiro emprego do rapaz foi de jornaleiro, em 1964, mas não deu certo. Ele terminou de anunciar o golpe militar quando os torcedores estavam comemorando o tricampeonato de futebol.

            Grande orador, Poponho criou a Fundação dos Ga-ga-gagos e tentou recolher assinaturas para um projeto de lei que proibia piadas com gagos. Acabou preso. Quando abordava as pessoas na rua, pedindo para “assassassassinar aqui”, muitos pensaram que ele estava incentivando a violência.

            Poponho morreu há dois anos, junto com toda a diretoria da Fundação, depois de protagonizar aquela célebre piada do gago que tenta avisar o grupo sobre a aproximação de um ônibus.

            Até hoje não terminaram o discurso de seu enterro.

 

O homem mais bravo do século – é Geraldo Cascagrossa, de Condenados do Sul, Rio Grande do Sul. Dizem que quando nasceu, ele deixou dois médicos com os olhos roxos, depois de retribuir o tapa da na bunda. Eu tentei entrevistá-lo, mas desisti da idéia quando dois tiros passaram perto de minha orelha esquerda. Não pude apurar mais nenhum dado, pois todos tinham medo de falar dele.       

Sem comentários: