sexta-feira, janeiro 14, 2022

A arte deslumbrante de Alfredo Alcala

 


O filipino Alfredo Alcala começou sua carreira nos quadrinhos em 1948 desenhando para a revista Bituin Komiks. Logo ele se tornou popular a ponto de ter uma revista com seu próprio nome, a Alcala Komiks. Foi para essa revista que ele criou em 1963 o personagem Voltar, com características visuais muito parecidas com as que viriam a ser adotadas depois para o bárbaro Conan nas capas de livros e nos quadrinhos.

Na década de 1970 o também desenhista Tony DeZuniga se mudou para os EUA e abriu a porta do mercado norte-americano para os artistas filipinos. Alcala foi um dos primeiros a integrarem a invasão filipina. Ele trabalhou para a DC Comics, Warren e Marvel, sempre se destacando por seu estilo detalhado e a rapidez na entrega dos trabalhos.

A rapidez de Alcala é representada por uma história. Dizem que quando ele foi para os EUA os editores da DC perguntaram quantas páginas ele conseguiria fazer por semana. "40 páginas", respondeu ele. Os editores se entreolharam, incrédulos e tiraram de uma pasta um original de Neal Adams. "Mas queremos com esse nível de qualidade". "Ah, se for assim a situação é diferente", respondeu Alcala. "Nesse nível de qualidade eu consigo fazer 80 páginas por semana!". 

Quando a Marvel resolveu transformar o título do Conan em um magazine preto e branco, Alcala foi a escolha óbvia para arte-finalizar o traço de John Buscema na maioria das histórias. As hachuras criadas por ele eram uma verdadeira assinatura e permitiam identificar imediatamente seu estilo nas histórias. Alcala ajudou a dar o ar brutal e bárbaro para o título.

Alcala arte-finalizou diversos outros desenhistas, entre eles Don Newton no Batman.












Sem comentários: