sexta-feira, abril 29, 2022

Morreu Neal Adams

 


Neal Adams, a lenda dos quadrinhos, morreu hoje, aos 80 anos, vítima de complicações de sepse.

Adams, junto com o roteirista Denny O´Neil revolucionaram o Batman, distanciando-o da versão humorística e infantizada do seriado de TV. Foi graças aos dois que personagem se tornou um detetive sombrio, abrindo caminho para versões mais adultas, como Cavaleiro das Trevas e Batman ano 1. Se O´Neil deu profundidade ao personagem, Adams revolucionou visualmente o personagem com diagramação inovadora e ângulos inusitados.

Adams me marcou por um outro trabalho: o título Lanterna Verde e Arqueiro Verde, também em parceria com Deny O´Neil.

Adams revolucionou o Batman. 


As histórias da dupla eram publicadas em Heróis em Ação e depois Superamigos e eu, então um moleque de 13 anos anos, fiquei impressionado com histórias que reverberavam problemas reais, como a fome, a exploração de trabalhadores e as drogas.

Lembro que na época escrevi um trabalho para a escola (provavelmente para a disciplina de Artes) no qual dizia que quadrinhos eram uma arte e que uma das maiores provas disso era a série do Lanterna e do Arqueiro da dupla Adams – O´Neil.

Embora eu tenha escrito isso há quase 40 anos, ainda concordo. Neal Adams foi uma das pessoas que ajudaram a transformar os quadrinhos em um arte.

Sem comentários: