segunda-feira, outubro 31, 2022

X-men – Magneto triunfa

 


Magneto triunfa é a primeira grande história da dupla Chris Claremont e John Byrne à frente dos X-men. Na história, publicada em X-men 112 e 113, Magneto sequestra os heróis, levando-os para sua base na Antartida, onde eles são presos em cadeiras que anulam seus poderes e os deixam como bebês – para aumentar a metáfora, o vilão coloca uma babá robótica para cuidar deles.

Claremont tinha uma boa noção de que o desenvolvimento da trama era também a evolução dos personagens. Assim, por exemplo, os mutantes inicialmente cometem o erro de atacar magneto separadamente e só depois aprenderem a trabalhar em equipe.



Fica claro nessa história que Ororo era a personagem predileta de Claremont. Uma das melhores sequências da história é totalmente focada nela. Presa na cadeira, tempestade relembra seus tempos de criança, quando era uma ladra na cidade do Cairo capaz de abrir qualquer fechadura. As cenas do presente, com a personagem tentando se libertar a um grande custo são alternadas com cenas de flash backs. São três páginas de conflito puramente psicológico, mas totalmente empolgantes e envolventes.

Por outro lado, John Byrne nos desenhos e Terry Austin na arte final pareciam cada vez mais entrosados. As cenas de luta, com splashs grandiosos e texturas kirbyanas pareciam realmente colossais – e revelavam a forte influência de Jack Kirby sobre Byrne.

Sem comentários: