sábado, janeiro 28, 2023

Batman – O messias

 


Publicada em 1988, pouco depois do Cavaleiro das Trevas, a minissérie em quatro capítulos Batman – O messias juntou dois dos maiores nomes da indústria dos quadrinhos, Jim Starlin (roteiros) e Berni Wrightson (desenhos), numa das histórias mais polêmicas e impactantes do personagem.

Na trama, vários bandidos de Gothan são assassinados e, ao investigar o caso, Batman conclui que os assassinos vieram dos esgotos (vale destacar aqui que Batman age como um detetive de verdade: ao invés de simplesmente usar a intuição, como na maioria das histórias, ele analisa a cena do crime). Ao investigar, ele é aprisionado, torturado, drogado e submetido a uma lavagem cerebral por parte do Diácono Blackfire, um fanático religioso que pretende purificar Gothan e, no processo, tomar conta da cidade.

Batman é torturado e submetido a uma lavagem cerebral.


A narrativa foge totalmente do convencional, ao misturar delírios com flash backs. No tempo presente, Batman está amarrado e sendo torturado.

A sombria sequência inicial é uma amostra do talento dos dois artistas. Enquanto Bruce Wayne adentra numa mansão, o texto cria o clima sinistro: “Algo gélido e infinito me espera. Meu espírito suplica para que eu fuja. Entretanto, pra meu horror, eu abro a porta. Não consegui evitar. Compulsão”.

As telas de TV: influência de Cavaleiro das Trevas. 


A influência de Cavaleiro das Trevas, publicada poucos anos antes, é visível não só na abordagem densa, mas também na narrativa. Ali estão, por exemplo, as telas de TV, com pessoas dando sua opinião sobre o Diácono ou âncoras atualizando os expectadores sobre os acontecimentos. Aliás, uma sequência inteira (da morte dos pais de Bruce Wayne) é reproduzida exatamente como na obra de Frank Miller.

Mas Starlin e Wrightson não se limitam a imitar (com muita competência) Miller. Eles também criam estratégias narrativas inovadoras, como quadrinhos que se quebram como cacos de vidro ou a sequência em que Batman, num delírio, é envolvido por espinhos e tem seu rosto fatiado.

A HQ tem soluções criativas para mostrar os delírios de Batman. 


Os perigos do fanatismo religioso é um dos temas mais caros a Jim Starlin, abordado em toda as suas obras autorais, de Warlock a Dreadstar, então não é surpresa que o tema fizesse sua aparição em Batman. Starlin não só cria uma metáfora sobre os perigos da religião como ainda destrincha, passo a passo, o processo de lavagem cerebral que líderes religiosos utilizam para fanatizar seus seguidores. É o tipo de obra que só seria possível nos revolucionários anos 80, uma das épocas mais criativas dos quadrinhos de super-heróis.

Sem comentários: