terça-feira, janeiro 31, 2023

X-men – O surgimento da Fênix

 


Mesmo antes da entrada de John Byrne no título, os X-men já estava se revelando um dos gibis mais quentes do mercado americano. E um dos pontos de virada foi a saga que levou ao surgimento da Fênix, que começa em Uncanny X-men 98 e termina no número 101.

A trama começa com um clima natalino: “Natal em Nova York. Tempo de magia, luzes e cores... as canções na igreja de são Patrick se espalham pela 5ª avenida. A multidão caminha pelas ruas num clima de harmonia e paz”. E, no meio da multidão, os X-men.

A história comça com clima natalino... 


Mas esse clima de paz é quebrado pelo surgimento dos Sentinelas. Eles estão sendo controlados pelo fanático Dr. Steven Lang, cujo objetivo é exterminar a raça mutante. Os robôs sequestram Jean Grey, Wolverine e Banshee e os leva para uma estação espacial ambonada da Shield. Os outros X-men pegam uma nave espacial e vão até o local tentar resgatar os colegas.

... mas logo explode na mais pura ação. 


Claremont conseguia fazer uma história simples, sem muitas firulas ou complicações, mas ao mesmo tempo eficiente e repleta de ação. Como acréscimo, trazia uma ótima caracterização dos personagens, a exemplo do momento em que a nave espacial está decolando. O pensamento de cada personagem reflete sua personalidade e sua história de vida. Cíclope pensa na amada: “Jean e eu passamos por tantas coisas. Meu Deus, eu não posso perdê-la!”. Colossus, que perdeu um irmão num acidente com uma nave espacial, pensa: “O poder de Colossus não significa nada aqui!”. Já o aventureiro Noturno, percebe a aflição do amigo: “Pobre Colossus! Ele está apavorado... nem percebe o quanto essa aventura é excitante!”.

Essa saga gerou uma das capas mais antológicas de todos os tempos. 


Em meio a toda essa trama, que inclui uma luta titânica entre os novos X-men e os X-men clássicos (que deu origem a uma das capas mais célebres de todos os tempos), há uma tempestade solar se aproximando. Para pior, a nave que levou os X-men está avariada e apenas Jean Grey pode manobra-la de volta para a Terra, mas para isso ela precisa estar exposta aos bombardeio de radiação.

Momento dramático: Jean Grey é a única que pode pilotar a nave de volta para a nave em meio a uma tempestade solar. 



A imagem que abre a edição 101 representa bem a situação dramática vivida pela personagem. Dave Cockrum faz uma splash page com Jean Grey parecendo gritar, seus cabelos vermelhos esvoaçantes se espalhando pelo quadro, e a nave despencando.  O texto de Claremont diz: “Bem-vindos aos últimos momentos da vida de uma jovem mulher. Seu nome é Jean Grey.”.

Claro que Jean não morreria. Na verdade, ela ressurgiria da morte na figura da Fênix, o pássaro mitoloógico que morre queimado e renasce das cinzas.

Stan Lee e Jack Kirby fazem uma participação especial na história. 

Uma curiosidade sobre essa saga é que os autores introduziram uma homenagem aos criadores dos X-men. Jack Kirby e Stan Lee aparecem logo na primeira história, criticando o comportamento de Jean Grey e Scott, que se beijam em plena rua. “Ei, Stan, viu isso?”, diz Lee. “É, Stan, os jovens de hoje já não têm mais respeito!”.

Sem comentários: