sexta-feira, março 31, 2023

Assunto de família, de Will Eisner


Will Eisner era um narrador  tão bom que conseguia fazer qualquer assunto, até uma prosaica reunião familiar, tornar-se uma HQ impressionante. Esse é exatamente o tema de Assunto de família, lançado no Brasil pela Devir em 2009.



Um homem de 90 anos vai fazer aniversário e a filha que cuida dele manda convites para todos os outros filhos. Nós acompanhamos cada um deles se arrumando para ir à festa e, no processo, conhecemos um pouco sobre cada um: o pilantra que arriscou todo o seu dinheiro numa companhia de petróleo e pode perder tudo; a senhora que casou por interesse e domina o marido; a garota bonita que tentou ser modelo e não conseguiu e agora vive com um bêbado...

Os personagens vão desfilando pelo leitor, que vai conhecendo suas personalidades, histórias de vida e principalmente, a razão pela qual a maioria está indo para a festa: o velho tem uma herança, que pode mudar a vida de todos.



A festa, como era de se esperar, acaba se tornando uma luta de egos e de interesses. Eisner usa um recurso interessante: quando cada um deles encontra com o pai, balões de pensamento trazem pequenos flashs deles com o genitor. Em outro momento, focado no pai, a narrativa é divida em dois, com presente à esquerda e passado à direita.

Mais do que uma leitura viciante, Assunto de família é uma verdadeira aula de narrativa sequêncial.   

Sem comentários: