sexta-feira, março 31, 2023

The Toys – os brinquedos da nossa infância

 


Um dos verdadeiros tesouros escondidos na Netflix é a série de documentários The Toys. E isso tanto pelo tema quanto pelo conteúdo.
A abertura já dá o tom dos documentários: vemos crianças correndo para uma loja de brinquedos enquanto uma música, cantada ao estilo dos desenhos animados dos anos 1980 fala sobre a importância desses brinquedos: “Eles são baixos, mas nos fizeram sonhar alto. Vamos voltar no tempo e conhecer os bastidores. São os brinquedos que marcaram época”.
Ao contrário da maioria dos documentários, que costuma ser sérios, esse é pura diversão e repleto de piadas. No episódio sobre Jornada nas Estrelas, por exemplo, o locutor o tempo todo faz chistes comparando os erros nos bonecos da série com o sucesso de Star Wars.
E não pensem que o tema são apenas os brinquedos. Essa indústria está diretamente ligada às séries de TV, filmes e, principalmente, quadrinhos. Um exemplo: a história por trás dos Transformers e até o nome dos personagens surgiu nos quadrinhos da Marvel. Antes eram apenas robôs japoneses que se transformavam em coisas.
Aliás, tudo está entranhado: os japoneses licenciaram o Falcon, mas perceberam que vender soldados americanos para os japoneses não era uma boa ideia, então o transformaram em robôs. Com a crise do petróleo, o valor do plástico se tornou proibitivo, então foi necessário fazer bonecos menores e, assim, surgiram os microman, que nos EUA ficaram conhecidos como micronautas... que se transformaram em quadrinhos da Marvel. Vê? Tudo está entranhado.
The Toys tem três temporadas, cada uma com quatro episódios. Todos são interessantes, mas alguns merecem destaque: Star Wars, He-man, GI-Joe, Jornada nas Estrelas, Transformers e Tartarugas Ninjas. Esses últimos, inclusive surgiram em quadrinhos autorais e, surpreendentemente, se tornaram alguns dos bonecos mais vendidos de todos os tempos.
Como diz a abertura: “Plástico em criações que duram gerações e ainda não nos esquecemos”. 

Sem comentários: