segunda-feira, maio 22, 2023

As capas de Perry Rhodan ao redor do mundo

 


Perry Rhodan é a mais extensa série de ficção científia literária de todos os tempos. Na Alemanha, onde surgiu, já foram publicados mais de 3 mil livros. Mas vários outros países publicaram ou ainda publicam a série, da Rússia ao Peru, da República Tcheca à Grécia. Um exercício interessante é observar as capas em cada país. Muitos usaram as ilustrações originais, de Johnny Buck. Outros países usaram as imagens das capas da edição norte-americana, realizados por Gray Morrows. Outros, como é o caso do Japão, fizeram capas totalmente originais, muitas das quais extremamente curiosas. 

Fiz uma seleção dos cinco primeiros livros da série publicados em diversos países. Como a série foi publicada em muitos locais, optei por colocar na seleção apenas aqueles que tiveram pelo menos cinco edições lançadas. 

Algo curioso é perceber que em muitos países os editores preferiram pular histórias, de modo que a ordem desses locais não é a mesma ordem alemã. O Brasil foi um dos poucos locais em que os livros foram publicados exatamente na mesma ordem germânica. 

Confira as capas.

Alemanha

As capas originais eram feitas  Johnny Buck, um artista que ilustrou capas de milhares de exemplares e cuja arte é cultuada pelos fãs alemãs. 



Estados Unidos 
O editor norte-americano preferiu encomendar capas originais para o artista Gray Morrow, que na maioria das vezes fazia imagens que não tinham relação nenhuma com a trama. 
O editor também mudou o formato, publicando Perry Rhodan com livro de bolso. Dá para perceber também que os editores pularam números. 







Brasil 
Os editores brasileiros usaram o formato e a diagramação da edição norte-americana, mas misturou capas americanas e alemães. 







Itália 
Os editores italianos usaram o mesmo formato e diagramação norte-americanos, mas não se contentaram em pular números. A ordem dos livros é totalmente aleatória. Os leitores não devem ter entendido nada. Não por acaso, a série só durou quatro números. 




República Tcheca
A República Tcheca foi um dos países que mais publicou Perry Rhodan. Foram mais de 2 mil exemplares! Eles usaram as ilustrações originais, mas deram um visual mais arrojado para a diagramação. 





Holanda 
O editor holandês preferiu encomendar ilustrações orignais e o resultado foi muito positivo. Infelizmente o impacto das imagens era prejudicado por um capa que privilegiava o título e o resumo da história. 







Grã Bretanha 
Sem dúvida, algumas das mais lindas capas são da edição inglesa, embora todas elas sejam imagens de naves e não tenham relação com as histórias (apenas nos volumes 16,17 e 32 apareciam pessoas). Mais uma vez temos um caso de editor que preferiu pular volumes. 






França 
A edição francesa usou imagens orignais. A diagramação era interessante, embora deixasse perdida toda a parte posterior. Mais uma vez temos um caso em que foram pulados volumes. 






Japão 
Certamente algumas das mais belas - e também das mais loucas - capas são da edição japonesa. Em uma das capas aparece até um jogador de futebol! 







Sem comentários: