domingo, maio 21, 2023

Cabras da peste

 


Um gênero cinematográfico que é sucesso há anos nos EUA é o buddy cop (dupla de policiais). Cabras da peste, filme dirigido por Vitor Brandt e estrelado por Edmilson Filho e Matheus Nachtergaele aposta no gênero, mas dando um tempero brasileiro: humor e fuleiragem.

Na trama, Bruceuilis (Edmilson Filho) é um policial do Ceará viaja para São Paulo para resgatar a cabra patrimônio da cidade, Celestina, que acabou sendo levada por um caminhão de rapadura. Na cidade ele encontra e acaba fazendo parceria (a contragosto deste) com Trindade (Matheus Nachtergaele) e os dois acabam se envolvendo numa trama que envolve uma rede de tráfico de drogas e política.

Os dois personagens têm características opostas, que já podem ser percebidas desde as primeiras cenas.

 Bruceuilis atravessa a cidade inteira em elaboradas cenas de ação para prender alguém que ele achava que era o ladrão de um ventilador – na verdade era só o amante de uma mulher, fugindo da casa da mesma com o ventilador que havia levado.

Na contraparte, Trindade, muito a contragosto, é colocado em ação para tentar prender o maior traficante do Brasil. E, quando tudo dá errado, pula dos tiros, deixando que seu companheiro morra, o que faz com que ele ganhe o desprezo de toda a corporação e seja enviado para uma delegacia abandonada.

Filmes do tipo dupla de policiais funcionam quando os dois personagens são opostos e se completam – e isso acontece perfeitamente em Cabras da Peste inclusive nas cenas de ação. Em determinado ponto, Bruceuilis se envolve em uma empolgante cena de lutas marciais enquanto Trindade, que estava com a perna machucada, vai atrás de alguém que levara um tiro na perna. O humor surge exatamente do contraste das cenas: pura ação de um lado, e lentidão absoluta do outro.

Mas a sequência mais engraçada é a de quando eles prendem um suspeito e resolvem interrogá-lo, fazendo o papel de policial bom e policial mau. São quase dez minutos de puro humor físico. O mais impressionante da cena é ver Matheus Nachtergaele servindo de escada para Edmilson Filho, o que mostra tanto a competência de Edimilson Filho quanto a humildade de Matheus Nachtergaele.

Sem comentários: