domingo, novembro 29, 2020

Clássicos revisitados – cinema & HQ


Clássicos revisitados é uma das coleções de quadrinhos mais interessantes já lançadas no Brasil. Publicada pela editora Quadrinhóle, ela propõe um desafio aos roteiristas: misturar temas distintos nas história.
A primeira edição misturava contos infantis e histórias de máfia.
No volume 5, lançado em 2018, a ideia era misturar clássicos dos quadrinhos com clássicos do cinema. Eu participei com três histórias.
Uma delas me deixou muito feliz por ter sido desenhada pelo grande Bira Dantas, um quadrinistas que admiro há décadas, com um fantástico traço de humor e com o qual sempre quis trabalhar.

O desafio era unir Os sobrinhos do Capitão com o filme Juventude transviada. Para que o roteiro funcionasse, tive que acrescentar mais um item à salada: o filme Curtindo a vida adoidado, clássico absoluto do cinema teen da década de 1980. Há várias outras referências, inclusive à série espanhola Mortandelo e Salaminho e à clássica personagem Betty Boop.
Na história um capitão de policia tenta pegar os protagonistas em fragrante enquanto eles realizam suas traquinagens, mas sempre se dá mal. É uma típica comédia de repetição, em que a mesma situação ocorre  diversas vezes, em contextos diversos.

Outra história para o volume era a junção do clássicos dos quadrinhos nacionais garra cinzenta com o clássico do cinema expressionista O gabinete do doutor caligari. Desenhada por Gabriel Lucas, a trama interliga as duas histórias através do depoimento do chefe de polícia que investigou o caso Garra Cinzenta, o vilão que avisa a polícia de seus crimes antes que eles acontecessem. O final, como no filme expressionista, apresenta reviravolta.

Era para ser apenas essas duas colaborações, mas um dos artistas deixou de entregar uma história e aí entrou em ação a dupla que resolve tudo nos 45 minutos do segundo tempo: Gian Danton e Biribinha. O desafio era unir Yellow Kids com Gremlins. O resultado foi uma sátira do mundo das redes virtuais, com um protagonista que acredita em tudo que vê no zap zap e é aconselhado por um chinês a comprar algo para proteger sua família.
Clássicos revistados 5 está à venda na loja da Quadrinhópole https://quadrinhopole.com/loja/

Sem comentários: