quinta-feira, outubro 21, 2021

Homem-aranha: todos os homens do rei

Nós estamos acostumados a ver o Rei do Crime como um estrategista cruel, capaz de destruir a vida do Demolidor apenas usando suas conexões políticas. O tipo de pessoa que quebra o pescoço de um chefe mafioso apenas porque este ousou discordar dele. Pouca gente, no entanto, se lembra que ele era um vilão menor do Homem-aranha. Era um vilão fanfarrão, que usava ajudantes uniformizados e criava planos que na grande maioria das vezes eram um fiasco.

Exemplo desse tipo de história é “Todos os homens do rei”, publicada em The Amazing Spider-Man 163 e 164 de 1976 com roteiro de Len Wein e desenhos de Ross Andru. Na história, o filho do Rei está em animação suspensa depois de ter enfrentado o quinto Hibernante e o vilão pretende usar a energia vital do Homem-aranha para revitalizá-lo, algo que ele consegue, momentaneamente, deixando o herói solto, mas totalmente sem forças.



Nessa época, o Rei gostava de botar as mãos na massa. É ele que enfrenta o Homem-aranha (os dezenas de campangas uniformizados se contentam em apertar botões) e é de novo ele que enfrenta o herói quando ele consegue a energia de volta. Era um roteiro divertido, típico dos anos 1970, mas também é interessante ver como um dos grandes roteiristas do período não conseguiu ver algo a mais no Rei. Há algum conflito familiar quando o filho descobre como foi renascido, mas nada muito profundo.

Uma curiosidade é o título dessa história, que remete diretamente ao livro Todos os homens do presidente, de Carl Bernstein e Bob Woodward, sobre o Watergate e os escândalos do governo Nixon. Talvez se tivesse levado o próprio título mais a sério, Len Wein tivesse antecipado o Rei que todos nós amamos odiar.  

No Brasil essa história foi publicada em Homem-aranha 39, da RGE e na Teia do Aranha 34, da Abril.

Sem comentários: