sábado, janeiro 15, 2022

Jornada nas estrelas – sementes do espaço

 


Em qualquer relação de vilões de Jornada nas Estrelas, certamente entraria Khan, protagonista do episódio Sementes do espaço, da primeira temporada da série clássica.
Na história, a Enterprise encontra uma nave humana antiga à deriva no espaço. Ao adentrar o local, descobrem que há vários humanos em estado de animação suspensa. O primeiro deles a acordar parece ser o líder do grupo, Khan, um ser de saúde fenomenal, que tira suspiros da historiadora a bordo.
Khan na verdade faz parte de uma raça de seres criados artificialmente que dominaram o planeta Terra durante um breve período conhecido como “guerras eugênicas”.
O que faz de Khan um vilão tão interessante não é tanto sua força física, mas principalmente suas habilidades intelectuais e estratégicas. Sozinho ele consegue dominar a Enterprise. Aliás, sua derrota parece vir muito mais de um deus ex machina (nunca vi uma alavanca de computador se transformar em uma arma) do que realmente de habilidades superiores por parte de Kirk e sua equipe.
Há também um outro fator, destacado pelo roteiro: ele é um vilão, mas também é uma figura interessante, cheia de nuances, que causa em Kirk tanto repulsa quanto admiração.
O vilão, aliás, era tão interessante que virou estrela do segundo filme de Jornada, apropriadamente denominado A ira de Khan.

Sem comentários: